Como cuidar das peças

Dicas importantes para você cuidar bem das suas peças da Studio TWF e colecioná-las por muito tempo:

 

PEÇAS EM COURO

- As peças são produzidas em couro legítimo. Por ser um produto natural, pode apresentar marcas e mudanças de tonalidade.

- As roupas de couro nunca devem ser guardadas em sacos plásticos, pois esse tipo de material cria umidade e pode danificar a sua peça

- A forma mais indicada de guardar a peça em couro é pendurada em cabide, pois o couro pode amassar e marcar

- É indicado deixar sua peça de couro em local fresco e arejado após o uso. O mesmo deve ser feito, a cada 6 meses, caso a peça esteja sem uso.

- Não deixe a sua peça de couro sob o sol ou incidência de luz direta, pois pode desbotar ou manchar.

- Nunca guarde as peças de couro ou camurça quando estiverem úmidas. O correto é sempre arejar para secar a peça de um dia para o outro, para só depois guardar no armário.

- Couro e água não combinam! A melhor forma de limpá-lo é com pano úmido, bem torcido, sem nenhum tipo de produto químico. Caso a sua peça precise ser lavada, procure uma lavanderia especializada. Certifique-se de que a lavanderia fará o processo para couro.

- Não deixe o couro em contato com peças claras no armário, pois ele pode manchar outros itens.

- Canetas, carbonos, fitas adesivas, tintas causam manchas impossíveis de serem retiradas.

- Saias devem ser penduradas pela fitas internas, preferencialmente, para evitar as marcas das presilhas dos cabides.

- Se a sua peça de couro estiver muito amassada, você pode passar a ferro. Utilize uma temperatura baixa e um pano grosso sem cor entre o couro e o ferro de passar. A função vapor não deve ser utilizada e o ferro não pode entrar em contato direto com o couro.

 

PEÇAS EM SEDA E TECIDOS DELICADOS

- Para prolongar a vida útil das peças de seda e tecidos delicados, siga as instruções contidas na etiqueta de composição das peças.

- Na maioria dos casos, lavar menos significa uma vida longa à peça. Avalie se a sua peça pode ser usada mais de uma vez antes de ser lavada.

- Depois de usar uma peça de seda ou tecido delicado, é interessante pendurar do lado avesso em um cabide para arejar antes de ser guardada. Deixar ventilar e guardar a roupa no dia seguinte vai fazer com que a roupa dure mais.

- O ideal sempre é que qualquer mancha seja removida imediatamente, ou assim que possível, pois quanto mais tempo a sujeira ficar na roupa, mais difícil será removê-la.

- Peças com fibras naturais, como a seda, nunca devem ser guardadas em plástico. Mantenha longe do calor, pois as fibras podem ficar enfraquecidas. 

- Na hora de passar, verifique a temperatura do ferro. Ela deve ser adequada para o tipo de tecido delicado. Passe a peça pelo avesso.

- Cuide com traças, que adoram esse tipo de tecido.  Se a sua roupa estiver guardada a muito tempo, retire-a do armário e a deixe respirar e arejar. 

 

MALHARIA

- As peças produzidas em malharia são especiais e delicadas. Para prolongar a vida útil da sua roupa, siga as instruções contidas na etiqueta de composição.
- Na maioria dos casos, lavar menos significa uma vida longa à peça. Avalie se a sua peça pode ser usada mais de uma vez antes de ser lavada.
- Lave as peças manualmente ou em lavanderia especializada. Utilize água fria ou morna (no máximo 40°), pois alguns materiais podem ser danificados com água quente. Peças com lã ou algodão na sua composição não podem ser aquecidas molhadas, pois correm risco de encolher. Usar sabão neutro.
- Estenda suas peças em uma superfície horizontal e seque à sombra. Sugerimos que utilize uma toalha seca (o mais neutra possível, para evitar manchas) para que ajude a absorver a água. Secadora e sol forte podem estragar as peças. Caso precise estender sua peça verticalmente (o que não é o mais indicado), centrifugue a peça dentro de um saquinho protetor ou de uma fronha. A água será retirada e, com isso, a peça corre menor risco de deformação.
- Na maioria das vezes não há necessidade de passar a sua peça de malha. Caso precise, utilize apenas o vapor do ferro. Ele já é suficiente para amaciar e moldar a malha. Nunca encoste o ferro diretamente na lã. Cuide muito com o vapor, pois ele pode abrir pontos e esticar alguma parte do produto. 
- Atenção, pois o atrito com outras peças (casacos apertados, blazers, forros ásperos e grossos, cobertores, mantas) e superfícies (móveis, computador) é a principal causa da formação das bolinhas indesejáveis na roupa de malha.
- Nunca pendure o tricot ou malha, nem guarde em cabides, pois danifica a modelagem.  O ideal é guardar dobrado, cuidando com a umidade do local.

 

Studio TWF. Roupas para colecionar